sexta-feira, 10 de abril de 2015

Reflexologia

A reflexologia é praticada há milênios no Japão, na China e no Egito, onde estão desenhos de 2230 a.C. representando essa técnica nos pés e mãos. No começo do Século XX, o médico Dr. William Fitzgerald descobriu os canais de ligação que caminham pelo corpo verticalmente, desde as mãos e pés até o cérebro, estimulando esses canais e liberando certas substâncias analgésicas do próprio organismo, além de aumentar o fluxo de energia para todo o corpo.

Sua discípula Eunice Ingham contribuiu aplicando e fazendo vários experimentos com a reflexologia nas pessoas e descobriu as zonas de reflexo que corresponde aos órgãos. As zonas de reflexo são pontos nervosos existentes em todo o corpo como, por exemplo, orelhas (auriculoterapia), olhos (iridologia), coluna (quiropraxia), mãos e pés (reflexologia).

A reflexologia por definição é uma terapia complementar. Compreende o tratamento de vários distúrbios pela aplicação de pressão nos pés e mãos em áreas que chamamos de “pontos reflexos”. Esses pontos correspondem a órgãos, funções e regiões do corpo, a pressão é aplicada com a ponta do polegar ou dedos nas áreas correspondentes estimulando o fluxo de energia através do corpo, intensificando as forças vitais.

Normalmente, se trabalha mais com a reflexologia podal. As áreas a serem trabalhadas nos pés são mais especificas e de maior sensibilidade. Os pés funcionam como polo de ligação entre o corpo e a terra e são condutores de carga e descarga constituídos de inúmeros terminais nervosos.
É indicada para tratamentos preventivos, sinusite, cólicas menstruais, metabolismo (sistema imunológico, digestão, circulação sanguínea, pele), prisão de ventre, dores de estômago, dores de coluna e dor nos próprios pés.

foto reproduçao
Para um tratamento completo e eficaz, a reflexologia deve ser feita por um terapeuta, mas você pode estimular e aliviar vários sintomas em casa. De forma geral, a reflexologia é segura para todos, mas evite ou procure um profissional se estiver grávida, com feridas ou infecção nos pés, se sofrer de diabete ou veias varicosas.

Sempre que possível:
- Caminhe descalço no mato, na praia ou na terra. É ótimo para ativar todo o organismo.
- Faça escalda pés. Em uma bacia, coloque água quente, adicione um pouco de sal, gotas de essência de menta, hortelã ou qualquer outra de sua preferência e deixe seus pés por 15 minutos.
- Role uma bola de tênis no chão sob a sola do pé massageando inclusive os dedos dos pés.
- Nas mãos, procure ter contato com materiais diferentes com os olhos fechados para estimular a sensibilidade das mãos usando apenas o tato para identificar. Pode usar também uma bolinha rolando entre as mãos.

Auto-reflexologia nos pés. Sente-se em algo confortável, seja cadeira, poltrona, sofá ou mesmo no chão, mantendo as costas apoiadas. Pode usar óleos ou cremes para a massagem.
Com uma das pernas dobrada à sua frente, esfregue bem as mãos e coloque a palma da mão na sola do pé dobrado friccionando para cima e para baixo.
Faça amassamento em todo o pé, puxe cada dedo para frente e flexione os pés para frente e trás.
Use os polegares para fazer pressão em toda sola dos pés e massageie ao redor do calcanhar.
Com a palma da mão, faça pressão contínua no peito do pé.
Finalize com deslizamento das mãos na sola, calcanhar, dedos e peito dos pés. Repita com a outra perna.

Auto-reflexologia nas mãos. Sentada confortavelmente, coloque uma quantidade de óleo ou creme nas mãos e espalhe massageando tanto o dorso como a palma das mãos.
Esfregue uma mão na outra até produzir calor.
Entrelace as mãos e puxe os dedos em direções opostas até soltar as mãos.
Puxe cada dedo várias vezes em um deslizamento.
Com o polegar de uma das mãos, faça pressão sobre a palma da outra mão, inclusive nos dedos. Repita com a outra mão.
Feche suas mãos e faça movimentos circulares com o punho.
Finalize abrindo e fechando as mãos várias vezes.

Mão e pés devem receber a mesma atenção que o resto do corpo. As mãos indicam e os pés nos levam.