sábado, 2 de maio de 2015

Chá para aquecer o frio.

O primeiro registro que se tem do uso do chá se deu no século III a.C. durante a dinastia Tang. A China é a grande responsável pela introdução do chá no mundo.

Aos poucos o chá foi introduzido pelos portugueses que foram os primeiros a comercializar para a Europa. Na Inglaterra Catarina de Bragança que casou com Carlos II da Inglaterra no final do século XVII fazia uso constante do chá, seu consumo foi crescendo ate que no século XIX foi instituída pela Duquesa de Belford a tradição do chá da tarde em Londres.

No Brasil o cultivo do chá se deu no século XIX e apesar de da influencia dos portugueses e orientais não se tornou uma bebida muito consumida.
Hoje vem crescendo muito no Brasil o consumo do chá e encontramos vários tipos para varias funções, tratamentos ou apenas para saborear.

Tipos de chá.
Existem tipos de chá distinguíveis pelo seu processamento, que são eles:
Verde – suas folhas são cobertas antes da colheita, preservando a clorofila.
Branco- folhas jovens colhidas antes da formação de clorofila.
Preto – as folhas são colocadas em recipientes fechados para fermentarem, depois são aquecidas e desidratadas.
Odolong – as folhas sofrem fermentação, secagem, mas em um processo curto, sabor suave.
Aromatizados – qualquer processo de tratamento dos chás anteriores com adição de frutas secas ou flores.

A melhor preparação ao se fazer o chá são com as folhas ao invés de sache, não que os saches não tenha seu valor, mas o resultado com a folha além de ser mais rápido no caso usado para tratamento como o sabor das ervas são mais acentuadas seu aroma.

A maioria dos chás é preparado  por infusão, ou seja, adicionando agua fervente e mantendo fechado por um tempo, esse tempo de infusão pode variar de segundos para minutos.

Dica para saborear seu chá nesse friozinho.
-fervar 06 casca de canela com dois pedaços de gengibre pequenos (a gosto), em 1 litro de agua.
- coloque folhas de hortelã , capim limão e mel (a gosto) em um bule e jogue a agua fervida da canela e gengibre sobre as folhas, tampe o bule e espere 5 minutos, coe e saboreia esse delicioso chá quentinho que vai aquecer seu corpo além de cuidar de você.

A hortelã previne e ajuda tosse e resfriado, ajuda na digestão, melhora o hálito assim como o capim limão que ajuda no alivio de estomago, insônia, febre, doenças do fígado.
O mel tem como beneficio combater prisão de ventre, ulceras e gastrite, ajuda na digestão, a canela ajuda a combater o colesterol, a diabete além de diminuir a fadiga e o gengibre nos ajuda na azia, gazes intestinais, sem contar com seu poder antioxidante e a ação antisséptica auxiliando no combate às doenças. Lembrando que tanto a canela com o gengibre é ótima para quem quer manter o peso e ate mesmo perder, então inclua no seu dia a dia o chá e desfrute do seu sabor, aroma e propriedades curativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário