sábado, 28 de março de 2015

Shiatsu - II

Continuando a explicação sobre Shiatsu temos os Tsubos são pontos ao longo do caminho de um meridiano de Ki (energia), que pode ser mais facilmente atingindo e manipulado. A manipulação desses pontos fixos tem efeitos não só sobre o corpo como também sobre a mente, visando o reequilíbrio energético.

Pontos de Comando são pontos com localização específica correspondentes a um meridiano. Cada meridiano possui importantes pontos, os mais usados são:

Pontos de Alarme: utilizados para verificar a intensidade de energia no meridiano;
Pontos de Tonificação: utilizados para aumentar a quantidade de energia;
Pontos de Sedação: utilizados para diminuir a intensidade de energia;
Ponto de Assentamento: localizado sobre o meridiano da bexiga, que pode tonificar ou sedar.

Na Medicina Chinesa, os órgãos estão relacionados com órgão energético e não o físico, como na Medicina tradicional. Por exemplo, o órgão Circulação-Sexualidade e o triplo aquecedor não correspondem a nenhum órgão físico específico e, sim, a um órgão energético. O Baço e o Pâncreas são avaliados como um único órgão na visão chinesa. Para eles, uma doença se inicia no órgão energético para depois ir para o órgão físico.
Os 12 meridianos formam a grande Circulação de Energia. Um dia tem vinte quatro horas e, para os chineses, elas compõem 3 ciclos de voltas de energia ao longo do corpo, que correspondem aos órgãos e as vísceras. Na circulação de energia existe uma sequência que passa de um Meridiano para outro e há um período do dia em que cada um dos Meridianos tem a sua energia no ponto máximo.


Esses ciclos ficam assim divididos:
- Ciclo de Captação de energia: das 3h às 5h da manhã o meridiano do Pulmão, das 5h às 7h o meridiano do Intestino Grosso, das 7h às 9h o do Estômago e das 9h às 11h o do meridiano Baco-Pâncreas. Nesse período, o organismo fica mais sujeito às patologias como, por exemplo, a asma e todo problemas relacionados com respiração. Também ficamos mais sujeitos à energia macro-cósmica, nossa sensibilidade é maior, somos mais intuitivos, nesse período deveríamos meditar e entrar em contato com nosso eu.

- Ciclo de Assimilação de energia: das 11h às 13h o meridiano do Coração, das 13h às 15h o meridiano do Intestino Delgado, das 15h às 17h o meridiano da Bexiga e das 17h às 19h o dos rins. Nesse período, além de estarmos mais sujeitos aos problemas aos órgãos correspondentes é um período em que ressaltamos nossa inteligência e vitalidade.

- Ciclo de Utilização de energia: das 19h às 21h o meridiano de Circulação –Sexualidade, das 21h às 23h o meridiano Triplo Aquecedor (função reguladora do equilíbrio térmico), das 23h às 01h o meridiano da Vesícula Biliar e das 01h às 03h o meridiano do Fígado. Nesse período, transformamos todas as substâncias do corpo, interagimos com o corpo físico.

O primeiro ciclo trabalha a relação do mundo interior e exterior, angústia, ansiedade, insatisfação, preocupação, reflexão, desarmonia, falta de concentração.
O segundo trabalha nossa emoção, afetividade, alegria de viver, euforia, tristeza, amargura e perdas.
O terceiro trabalha a decisão, autocontrole, planejamento, raiva, irritação e criatividade.

Com base nesses ciclos, podemos entender melhor nosso corpo físico e nosso lado sutil, o que cada órgão em excesso ou em falta de energia pode nos proporcionar como ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário