domingo, 8 de junho de 2014

Ansiedade

Na nossa sociedade atual parece que estamos condenados a viver ansioso, o tempo moderno nos leva sempre ao um tempo curto com seus prazos, emergências, competição, cobrança, violência e etc.

A ansiedade é útil e normal para todos em alguns momentos, ela desencadeia uma reação fisiológica que ativam as defesas do corpo para suportar e resistir às situações de desequilíbrio, trauma corporal ou psicológico, sua causa pode ser por vários motivos, podendo ser maior ou menor intensidade dependendo da situação e de pessoa para pessoa.

Porém o que é preocupante quando essa ansiedade evolui trazendo problemas na rotina do dia a dia e até mesmo doenças.

A ansiedade normal é de duração curta, o exemplo quando um importante e grande encontro e antecipado ou uma entrevista de emprego é marcado.

Na ansiedade crônica a pessoa vive seu dia a dia sempre preocupado, inseguro, impaciente, repetindo ou falando a mesma coisa varias vezes.

 Já na ansiedade aguda chega a ser físico os sintomas, dores de estomago, dor no peito, insônia, tremores e muitos sentem até ataques de pânico.

Seja qual for o tipo de ansiedade podem a longo tempo afetar a saúde se não for identificado e tratado, procure sempre orientação medica para qualquer duvida, por de trás de uma ansiedade pode esta havendo um distúrbio compulsivo.

Para ajudar a aliviar os sintomas uma boa alimentação ajuda muito já que se perdem mais nutrientes em estado de crise afetando também o sistema nervoso. Os alimentos como cereais integrais, nozes, legumes, proteínas e carboidratos, diminua a ingestão de açúcar e alimentos com farinha branca, a bebida prefira os chás de camomila, alecrim, erva cidreira, sucos de frutas e sempre água, evite café e bebidas alcoólicas.

Quando se está ansioso a respiração torna-se rápida e superficial, o sistema nervoso torna-se hiperativo e estimula mais os músculos fazendo com que eles se contraiam e fiquem tensos e rígidos.
Para aliviar essa tensão, melhorar o ritmo respiratório, descontrair-se física e mentalmente, existem algumas dicas como:

v         Conheça a si próprio, reflita sobre a possível origem da ansiedade, seja tolerante.
v         Faça atividades físicas assim como atividade tranquila como jardinagem, Yoga, musica.
v         Procure um trabalho voluntario em que possa ajudar o outro, os seus problemas iram tornar-se menos         importante.
v         Pense positivo aprenda a valorizar o presente e se preocupar menos com futuro.
v         Use as terapias holísticas, como massagem, cromoterapia, arte terapia, acupuntura, etc.
v         Pratique relaxamento e meditação sempre que possível.

Existe varias maneiras de relaxar, você pode relaxar ao mesmo tempo em que trabalha a sua respiração, uma delas é essa:
- deitar-se de costa em um tatame, colchonete, pode até colocar um edredom grosso no chão ou mesmo sentado em uma cadeira confortável, na cama corre o risco de dormir o que não é aconselhável até terminar o relaxamento.

-Deitado procure descontrair e soltar seu corpo sinta seu corpo em contato com a superfície em que você esta, faça ajustes se necessário como encaixar o quadril, a cabeça e ombros, braços e pernas devem estar afastado um pouco do corpo, palmas das mãos para cima, ponta dos pés caídos para os lados.

- Feche os olhos e preste atenção em cada parte do seu corpo, contraindo e descontraindo cada região, músculos, vértebras, articulações, começando pelos pés, sinta os dedos dos seus pés, cada um deles, suba pelas pernas, sinta seus joelhos, coxa. Sinta sua lombar, região pélvica, abdômen, costas, peito, ombros (abra seus ombros), braços, mãos, dedos das mãos. No pescoço faça um movimento para esquerda e direita com ele na cabeça perceba o peso, como ela esta caída na superfície.

- Com olhos ainda fechados e corpo solto vamos agora para respiração, ela esta rápida, lenta, superficial, curta, profunda, tranquila, ofegante. Depois de observar faça duas respirações profundas e lentas, inspire e expire pelas narinas.

-Coloque as palmas das duas mãos abaixo do umbigo, inspire e sinta o ar entrando e projetando o abdômen para cima, expire soltando todo o ar puxando o abdômen para dentro, colocando as mãos mais acima no diafragma, inspire e expire sentindo a expansão lateral e agora com as mãos na região torácica inspire e expire sentindo o movimento de sanfona. Repetida essa respiração por três vezes.

-Terminando com uma respiração completa e profunda, inicie inspirando na parte abdominal, seguindo pelo diafragma e finalmente pelo tórax, expire na ordem, tórax, diafragma e abdômen. Essas respirações alem de oxigenar todo o corpo trás como beneficio o equilíbrio do cansaço diário, emoções e ajuda na clareza.

-Deixe sua respiração fluir normalmente, não intervirá mais, sinta o ar entrando e saindo naturalmente com tranquilidade, não pense em nada, apenas observe seu corpo e sua respiração.

- Fique por alguns minutos contemplando seu estado, sentindo seu relaxamento, pode ser que as primeiras vezes não sinta realmente o efeito de um relaxamento, mas após algumas vezes ira sentir diferença e vai conseguir relaxar e se soltar ajudando na sua ansiedade e estresse.

Lembre-se procure um medico se os sintomas de ansiedade forem longos e intensos.

Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje.
 (Charles Haddon Spurgeon)