sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL




A origem do carnaval é meio incerto alguns dizem que começou na antiguidade com Roma, Grécia e Egito onde eram realizadas festas para as divindades pagãs da fertilidade e da agricultura, havia muita fartura de alimentos, bebidas e prazeres carnais. Outros falam que surgiu no século XI quando para limitar a ocorrência das festas pagãs a Igreja Católica associou essas festividades a Quaresma, atribuindo a elas o nome carnaval que significa abstinência de carne.

O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa antecedendo a Quaresma, nesse período os Católicos ficavam em privações alimentares principalmente em relação à carne que era totalmente proibida, talvez por esse motivo o carnaval transformou-se em festa para despedida antes da Quaresma.



No Renascimento as festas de carnavais foram ganhando espaço,  cada cidade brincava a sua maneira e costumes. No século XIX aos poucos começou a ser  incorporados os bailes de mascaras, fantasias e carros alegóricos que também  influenciou outros países.

No Brasil as primeiras brincadeiras de carnaval foram trazidas de Portugal  era muitas vezes violenta, os escravos molhavam-se uns aos outros com ovos, farinha de trigo, resto de comida e as famílias brancas se divertiam jogando baldes de água suja.

No final do século XIX, aparecem os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos" . As pessoas se fantasiavam, enfeitavam seus carros e,  em grupos desfilavam pelas ruas das cidades. 

O carnaval no Brasil começou a crescer muito principalmente quando vieram as machinhas carnavalescas associadas a escola de samba. A primeira escola de samba foi criada na Rio de Janeiro por Ismael Silva, Deixa Falar a escola hoje é a Estácio de Sá.

O carnaval no Brasil cresceu tanto que hoje ele exporta para o mundo essa grande festa popular.







A quem diga que o carnaval é o instante em que as pessoas se libertam e retiram suas mascaras, sera?
Selma Amaro