sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ano Novo




O Ano Novo só se consolidou na maioria dos países há 500 anos. O tradicional Réveillon  (um termo oriundo do verbo Frances reveiller que significa em português “despertar”), e’ relativamente novo.  As comemorações variam de cultura, mas a entrada do ano e’ festejada mesmo em datas diferentes. Inicialmente os babilônios comemoravam o Ano Novo em 23 de marco onde era feita uma grande festa que durava 0nze dias em razão da chegada da primavera.

Acredita-se que a comemoração ocidental teve origem num decreto do governador romano Júlio César que fixou o dia 01 de janeiro como o dia do Ano Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). Mas a comemoração só foi consolidada a partir de 1582 quando foi adotado universalmente pelo papa Gregório VII, vigente ate os dias de hoje.

A passagem do Ano Novo e' o fim de um ciclo de doze meses e inicio de outro. E' um momento onde nossos sonhos criam mais vida, podemos começar, recomeçar ou apenas continuar.
Olhemos para o Ano Novo como um despertar, a oportunidade que estamos tendo de mudar, usemos nossos sentidos, vamos tocar, ouvir, falar, ver e sentir mais o próximo assim como a nos mesmo.

A confraternização e' universal fazemos parte desse grande universo e a cada ano podemos nos conectar mais e mais com ele. Aproveitar a oportunidade para enchermos o coração de esperança, acreditar sim não em um mundo perfeito, mas em seres que em cada ciclo evoluem para chegar quem sabe um dia à perfeição.



Feliz Ano Novo
Selma Amaro
Terapeuta corporal