sábado, 3 de dezembro de 2011

VERÃO


                                                      
Depois do despertar da primavera a semente virou botões, flores e frutos... Caminhamos para o verão onde  o sol logo irradia seu calor se mostrando mais forte, viril, alegre.
Nossos dias terão mais luz e essa luz nos faz desabrochar, temos um sol interno que irradia também seu calor através dos sentimentos das emoções produzindo mais alegria.

O Verão é isso, contemplar o sol nascendo, contemplar o sol se pondo, usar pouca roupa, encontrar pessoas, caminhar pela praia, falar, sorrir, amar e desfrutar do calor sem pressa, doar e receber, eis o verão...

Para aproveitar o máximo do verão precisamos redobrar a atenção para nossa pele, todo cuidado é indispensável, devemos abusar da hidratação, filtro solar e chapéus quando necessário.
Em relação à alimentação abuse dos líquidos, e consuma muitas frutas e saladas. Aproveite essa época do ano para práticas de atividades físicas ao ar livre, como fazer caminhadas, praticar yoga nos parques, trilhas, andar de bicicleta e tantas outras.

Na filosofia indiana acredita-se que todas as pessoas tem um sol interior que deve estar sempre conectado com o sol exterior, essa seria uma forma de agradecer a natureza pela presença do sol, quando o saudamos,  saudamos a vida interna e externa que habita em nós.

O Surya Namaskar ou Saudação ao Sol é uma sequência de 12 posições de yoga que envolve também um trabalho de respiração. Podemos usar essa prática como forma de agradecer o dia, agradecer o sol, equilibrando e energizando assim mente e corpo.
O ideal é fazer logo pela manhã em um local tranquilo e que possa ver a luz do dia, mas pode ser feito no fim da tarde até como forma de agradecer pelo dia que se foi.
1.    Comece em pé com o corpo ereto, a coluna alinhada, pernas unidas e olhos fechados com as palmas das mãos unidas em frente ao peito como se fosse rezar. Faça três respirações lentas e profundas e tenha consciência de todo seu corpo nesse momento.
2.    Abra os olhos inspire lentamente elevando os braços acima da cabeça mantendo as mãos unidas, flexione ligeiramente o tronco superior para trás da cabeça.
3.    Expire, flexione o tronco para frente descendo os braços lateralmente ao corpo até as mãos tocarem o chão ou próximo a isso, mantenha as pernas esticadas e unidas.
4.    Inspire e leve a perna direita para trás o máximo que conseguir com o joelho no chão, sem mover o pé esquerdo á frente e as mãos ao lado, leve a cabeça ligeiramente para trás olhando para cima.
5.    Expire levando agora a perna esquerda também para trás mantendo os braços e mãos estendidos e com o quadril totalmente elevado.
6.    Desça o corpo soltando totalmente o ar apoiando no chão o queixo, o peito, as duas mãos com os cotovelos apontados para trás, ambos os joelhos e os pés, a região pélvica e o abdômen devem estar ligeiramente levantados. Permaneça nessa postura sem ar.
7.    Desça a região pélvica e o abdômen, estendendo as pernas eleve o tronco, o pescoço e a cabeça com as mãos apoiadas ao lado do peito.
8.    Faça a mesma postura descrita no 5º passo com as duas pernas estendidas atrás.
9.    Faça a mesma postura descrita no 4º passo mudando apenas a perna que agora será a esquerda que irá para trás.
10.  Estique as pernas ficando na mesma postura descrito no 3º passo com o tronco flexionado para frente.
11.  Levante o tronco em pé fique na mesma postura que descrito no  2º  passo
12.  Finalize com as mãos à frente como descrito no 1º passo, fique assim por alguns segundos sentindo-se conectada e agradecida com o sol.



“Volte seu rosto sempre em direção ao sol e então as sombras ficarão para trás..."
Provérbio Chinês